terça-feira, março 18, 2008

A economia desestruturada de Chávez - Por Luciana Lopez


Inflação
A Venezuela embarca na onda gigantesca da inflação, e sua economia já é motivo de muita preocupação em toda a América Latina.O país que é grande exportador de petróleo, vive um momento delicado no que diz respeito à economia interna: a inflação e o desabastecimento são os dois grandes calos de Hugo Chávez no momento.
A economia cresce, mas os índices de inflação estão nos inacreditáveis 30% ao ano. Filas para comprar alimentos. Sinal de que a economia do país vai mal. Os preços da cesta básica estão congelados e muitos produtos desapareceram de circulação, até o frango brasileiro sumiu das gôndolas.
E o pior é que a Venezuela tem tudo para dar certo, por causa do petróleo. As primeiras descobertas aconteceram na região de Maracaibo há quase cem anos. O país explora petróleo e tem uma das maiores reservas mundiais. Mas lamentavelmente este privilégio da natureza não vem sendo bem aproveitado.
Maracaibo, a capital do petróleo venezuelano, é uma cidade tomada por ambulantes e por carros americanos com mais 30 anos de uso. A riqueza está concentrada nas mãos de poucos mais especificamente no centro de Caracas, a capital do país.
Para a maioria da população, o único proveito é o preço da gasolina que hoje está entorno de 0,097 bolívar o litro. Um litro de água,por exemplo, custa 20 vezes mais.
A Venezuela vive um momento de gastança alimentada pelo alto preço do petróleo.A economia cresce a 8% ao ano.Mas muitos podem se perguntar, “ se há petróleo , por que tanto descontrole em relação à inflação”?A economia da Venezuela não tem sustentabilidade à longo prazo e as contas do comércio exterior estão em franco declínio devido ao crescente aumento do consumo de bens e serviços em âmbito nacional.
Chávez se mostra um mau gestor público que abre bravatas e tenta encobrir com panos quentes e arsenal bélico a penosa situação do seu próprio povo.A questão do desabastecimento no país vizinho deve servir de alerta para nós aqui.O presidente Lula já pede atenção ao consumo interno no mercado brasileiro, os termômetros já começam a piscar e é bom que se tire uma lição com a política chavista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário