terça-feira, abril 29, 2008
FHC entre os cem intelectuais mais importantes da atualidade
O ex-presidente brasileiro e sociólogo Fernando Henrique Cardoso foi selecionado como um dos cem intelectuais mais importantes da atualidade, na lista divulgada neste último domingo dia 27 pela revista americana Prospect.
A lista foi elaborada para que o público possa selecionar os cinco nomes que considera mais importantes.
A votação termina a 15 de Maio e os resultados serão divulgados a 23 de Junho.
Para ingressar na lista, o intelectual deve estar vivo e activo na vida pública, ser excelente na sua área de actuação e influenciar debates internacionais.
Cardoso é o único brasileiro a participar da lista, que tem nomes como o Papa Bento XVI, os escritores Umberto Eco (Itália) e Mario Vargas Llosa (Peru), o linguista norte-americano Noam Chomsky e o ex-vice-presidente dos Estados Unidos e activista ecológico Al Gore.
Na última edição da pesquisa, em 2005, onde os primeiros lugares ficaram com Noam Chomsky, Umberto Eco, Richard Dawkins, Václav Havel e Christopher Hitchens, o ex-presidente brasileiro ficou na 43ª posição.
Cardoso é autor de vários livros sobre mudança social e os condicionantes políticos do desenvolvimento do Brasil e da América Latina, foi professor da Universidade de São Paulo (USP) e criou, juntamente com outros intelectuais, o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP), em São Paulo, que se tornaria um importante núcleo de pesquisa e reflexão sobre a realidade brasileira.(Lusa)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário