terça-feira, agosto 12, 2008

Assessoria de comunicação e a formação da opinião pública - Por Luciana Lopez


As estratégias e ações das assessorias de comunicação são feitas cada vez com mais criatividade, é possível conquistar espaço para divulgação de produtos, idéias ou reconhecimento de marcas e assim influenciar a opinião e até mesmo o gosto das pessoas. Em questões corporativas ou institucionais, o correto posicionamento junto à imprensa garante uma imagem fortalecida.
A assessoria de comunicação é hoje um instrumento mais do que necessário, às empresas, políticos e pessoas físicas que a utilizam como uma forma de se fazer presente para a opinião pública, é uma ferramenta usada para aparecer no mercado e na mídia.Impossível conceber um lançamento de determinado produto ou serviço,sem que seja pensado uma estratégia de marketing.
O mercado de trabalho é amplo, como também as frentes de atuação.Eu diria que as grandes assessorias de comunicação do país, pautam a mídia, são elas as responsáveis em “vender” as pautas para os grandes veículos e assim acabam também pautando a agenda nacional, determinados assuntos são colocados pela mídia e outros são completamente esquecidos, o recorte que as assessorias dão aos acontecimentos é fundamental para a produção jornalística e em muitos casos são estas mesmas assessorias que produzem toda a reportagem a ser exibida pela emissora de TV por exemplo.
As assessorias fazem também o trabalho inverso, elas atuam muito no gerenciamento de crises, sobretudo, crises políticas, desde o planejamento até as ações diretas a serem tomadas, determinadas assessorias desenvolvem toda uma linha de programas e serviços que orientam as empresas, órgãos públicos e políticos e em Brasília esta atuação é cada vez mais necessária, as assessorias de comunicação fazem ainda um trabalho preventivo quanto a imagem do seu cliente, focando sobretudo, na opinião pública, que é ao fim e ao cabo o público alvo do seu trabalho.

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