terça-feira, outubro 13, 2009

Democracia e os Partidos Políticos - Por Luciana Melo Ramalho


A democracia é entendida por proporcionar um estilo de vida identificado pelo respeito à dignidade da pessoa, pela liberdade e pela igualdade de direitos e oportunidades, pela implementação de um regime político que se caracterize pelo contínuo aprimoramento da liberdade de expressão política, e de pensamento.
Na vida política das nações têm sido criadas as mais variadas formas de atuação política, entre elas os partidos políticos.

A essência da democracia reside em dois princípios fundamentais: o voto e os Partidos Políticos.Quando nascem a liberdade e a democracia, aparecem os partidos políticos, símbolos da participação do povo na soberania do Estado. Portanto, o Partido Político é a divisão do povo de uma nação em vários agrupamentos, cada um deles possuindo seu próprio pensamento no que diz respeito à maneira como a Nação poderá ser governada. Os partidos servem para formar a opinião pública. São foco permanente de difusão do pensamento político, além de estimular os indivíduos a manter, exprimir e defender suas opiniões,pelo menos é o que diz a teoria, mas no Brasil este conceito vem sendo posto de lado.

Os partidos políticos têm basicamente, através dos séculos, se mantido iguais só no nome, já que os seus programas, doutrinas e estilos de fazer política têm variado enormemente com o passar do tempo. A história dos partidos políticos nos revela que no começo eles foram reprimidos, hostilizados e desprezados, tanto na doutrina como na prática das instituições.

Há também os que procuram definir, no nome, claramente sua doutrina - como faziam, por exemplo, o Partido Fascista, Liberal , Nazista, Socialista e o Comunista.No Brasil a primeira vez que se usou este termo foi por ocasião da Independência, em que se falava em Partido Português e Partido Brasileiro. Mas os primeiros partidos políticos brasileiros que tiveram existência legal foram o Partido Conservador e o Partido Liberal, no Segundo Reinado (1840-1889). Estes e o Partido Republicano Paulista foram os partidos políticos de mais longa duração no Brasil.

Na República Velha(1889-1930), os partidos políticos eram organizações regionais, existindo um Partido Republicano em cada estado, cada um tendo estatutos e direções próprias.
Durante o regime militar instaurado pela Revolução de 1964, vigorou o bipartidarismo, quando na prática, devido às muitas exigências legais para se criarem partidos políticos, existiam só a ARENA e o MDB.

Quando se estuda a criação das agremiações políticas, percebemos que de fato elas são mais do que necessárias para que se possa tentar organizar o debate, as eleições e os caminhos que o Estado pretende seguir, e é bom que lembremos que os Partidos Políticos são instituições que norteiam o perfil político de uma nação, é a partir das ações dessas instituições que se pode traçar o quão evoluído ou atrasado é um país.E lamentavelmente temos visto que no Brasil o debate, ou seja a exposição de idéias está cada vez mais empobrecido, não sei como serão as discussões na arena pública para as próximas eleições,quando o que vemos são demonstrações de puro desamor pela pátria e pelo povo.(artigo publicado na Revista Política do Distrito Federal)







Nenhum comentário:

Postar um comentário