domingo, janeiro 10, 2010

Al Qaeda é como McDonald's, diz analista







Situada nos confins do Iêmen, a rede terrorista Al Qaeda funciona como uma multinacional cosmopolita na qual os integrantes têm ampla autonomia para executar as ordens da cúpula, ainda comandada pelos fundadores Osama bin Laden e Ayman Al Zawahiri.


A avaliação é do cientista político e filósofo francês Olivier Roy, especialista em terrorismo islâmico e professor no Instituto Universitário Europeu de Florença (Itália).
Segundo ele, a organização "é uma empresa moderna, na qual há um núcleo de liderança e uma grande flexibilidade descentralizada na execução". "A maioria dos terroristas tem vínculos, mesmo que só pela internet, com o centro de comando. A rede se parece mais com um sistema de franquia, uma espécie de McDonald's", afirmou.


Além disso, o especialista disse que as novas regras de segurança nos aeroportos só servem para acalmar a população. "Essas medidas servem principalmente para satisfazer a opinião pública. Trata-se de gesticulação mais do que política concreta. E aí há uma contradição. Por um lado, a opinião pública quer mais segurança, do outro, ela quer mais facilidades para viajar."

Nenhum comentário:

Postar um comentário