segunda-feira, janeiro 11, 2010

Desculpas não satisfazem a ninguém!










Ontem eu postei aqui no blog alguns vídeos do ‘O Bem Amado’- Novela exibida pela TV Globo ainda na década de 70/80. E passados pelo menos 36 anos desde a exibição do primeiro capítulo, não percebo que tivemos mudanças significativas no perfil dos nossos políticos.






  
Odorico Paraguaçu (interpretado por Paulo Gracindo) era o personagem principal da trama, ele não passava de uma caricatura dos políticos daquela época, mas se compararmos com os homens públicos de agora, sobretudo os de Brasília (a conduta ética, ou melhor, anti-ética dos mensaleiros do DEM local) vemos que continuamos a eleger as mesmas figuras caricatas do passado...

O tempo passa, o país vem tomando avanço em várias áreas, mas na política é tudo tão medíocre... Tudo tão esperado, tudo tão sem surpresas. Há um conformismo no país irritante, vejo uma sociedade fragmentada e cheia de seus próprios conflitos, seus próprios problemas domésticos, pessoais e individuais que já não se tem tempo para pensar no país e naquilo que é bom para todos. Os poucos que tentam fazer isso são logo rotulados de idealistas, sonhadores e outros adjetivos pouco lisonjeiros para os dias atuais. É mais ou menos como se fosse infantil, inocente ou até engraçado olhar mais a frente.

Toda sociedade tem seus códigos e limites muito bem definidos, a sociedade brasileira optou em viver no país do faz de conta, no país do samba, carnaval e futebol. Em geral somos todos tímidos, temos a atitude de querer agradar, optamos por evitar tensões e conflitos, nos limitamos a reclamar, a aceitar a conduta errada do outro, o abuso do poder das autoridades, a má prestação dos serviços públicos, os estratosféricos impostos que pagamos, a política suja que assistimos acontecer sem nos indignar.

Agora virou moda político errar e depois pedir desculpas...Ora,o erro não desaparece  com um simples pedido de desculpas,ele apenas cresce e se inflama.Desculpas não satisfazem a ninguém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário