quinta-feira, abril 08, 2010

Intervenção!!!



O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, relator do pedido de intervenção federal no DF, requisitou ontem à Procuradoria-Geral da República (PGR) que esclareça como seria aplicada a medida no âmbito do Poder Legislativo local. Roberto Gurgel afirmou que fará um esforço para devolver “muito rapidamente” os autos ao STF com a explicação de como deve ocorrer a intervenção na Câmara Legislativa. “O instituto da intervenção é tão pouco praticado entre nós que há dúvidas, há muitas complexidades a respeito de seu alcance. Em princípio, acredito que Gilmar Mendes deseja esses subsídios do MP para eventualmente serem considerados durante a apreciação do pedido”, afirmou.

Havia uma expectativa da PGR de que o pedido de intervenção pudesse ser apreciado já na próxima semana, mas o próprio procurador disse ontem que acha difícil com a nova remessa de informações ao Supremo. Sobre a necessidade da medida no DF, ele mantém o discurso firme: “Gostaria muito de poder dizer que, com o passar do tempo, os fatos evidenciaram que a intervenção já não é necessária. Infelizmente, os fatos só mostram que ela continua extremamente necessária”.

No mesmo dia em que o presidente do STF fez o pedido à PGR, cerca de 200 pessoas se reuniram à noite, em frente ao tribunal, para se manifestar em favor da intervenção federal. Com cartazes e velas, os participantes protestaram contra a corrupção. A polícia acompanhou de longe o protesto. Uma grade separava o STF dos manifestantes, que não puderam abraçar o prédio como gostariam. “Estamos aqui hoje para representar os eleitores de Brasília em busca da ética. E o único jeito é buscar a intervenção federal”, disse o presidente da Associação de Moradores da Orla do Lago Norte, Benedito de Sousa.(Correio Braziliense)

Nenhum comentário:

Postar um comentário