domingo, maio 02, 2010

Times Square Vazia...



A Times Square, o coração urbano de Nova York usualmente repleta de turistas, parecia uma cidade fantasma na madrugada deste domingo, após a polícia ter desativado um carro bomba.
O arsenal foi descoberto por volta de 18h30 de sábado (19h30 em Brasília) em um veículo estacionado perto da Rua 45 e da Broadway. O carro estava com o motor e o pisca-alerta ligados, disseram autoridades.
Da multidão que costuma caminhar pelo lugar, havia sobrado apenas o lixo na calçada, testemunha silenciosa da evacuação em massa feita pela polícia na noite de ontem. Policiais em uniformes de cor azul eram os únicos autorizados a transitar pelo local.


"Nunca vi aqui tão deserto. É uma experiência única", disse Taylor Blankenship, um estudante de biologia de 22 anos, que visitava Nova York com três amigos. "A polícia conseguiu evacuar um dos lugares mais cheios da cidade muito rapidamente", comentou impressionado o turista.
Kulvinder Johal, turista britânicos e mais três amigos, tentavam voltar ao hotel onde estavam instalados, localizado do lado oposto das barreiras instaladas pela polícia. "Um amigo meu recebeu uma mensagem no celular de Londres lhe perguntando se estava bem", disse. "Estou chocado, achei que Londres fosse pior do que aqui", afirmou acrescentando: "Nunca mais volto a Nova York".

O veículo foi retirado da Times Square por volta das 6h (7h em Brasília). A maior parte da Times Square foi reaberta aos carros e aos pedestres por volta de 5h (horário local, 6h em Brasília). Ninguém ficou ferido.


Terrorismo
 
O governador de Nova York, David Paterson, classificou neste domingo o episódio de "ato terrorista" e disse que a polícia se concentrará em punir os culpados.
"Por sorte ninguém ficou ferido, e agora toda a atenção das forças policiais da cidade, do Estado e em nível federal se voltam para levar os culpados deste ato de terrorismo à Justiça", disse em comunicado.
O texto do governador não especifica se ele suspeita que militantes domésticos ou estrangeiros tenham tentado o ataque.


O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse em entrevista coletiva que "não temos ideia de quem fez isso e qual foi o motivo". Ele afirmou que a bomba desativada --feita de propano, gasolina e fogos de artifício-- parecia ter sido fabricada de forma rudimentar.
Bloomberg disse que um vendedor ambulante de camisetas informou sobre "um veículo suspeito, não-ocupado" e alertou um policial a cavalo, que viu que o Nissan Pathfinder verde escuro tinha fumaça saindo de perto do banco traseiro e cheirava a pólvora.


"O esquadrão antibomba do Departamento de Polícia de Nova York desativou o carro-bomba improvisado", disse o comissário de polícia da cidade, Ray Kelly.
"Temos muita sorte. Graças a nova-iorquinos em alerta e a policiais profissionais, evitamos o que poderia ser um evento bastante catastrófico", disse Bloomberg a jornalistas.


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a "ação rápida" da polícia de Nova York no incidente e disse que os policiais fizeram "um trabalho excelente" na resposta ao alerta.(EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário