Senado aprova projeto que exige três anos de filiação partidária para disputar eleição:
O Senado aprovou nesta quarta-feira projeto que torna mais rígidas as regras de fidelidade partidária.A proposta prevê no mínimo três anos de filiação a um mesmo partido para qualquer candidato a cargo eletivo e a imediata perda de mandato para quem deixar a legenda pela qual foi eleito. Atualmente, para ser candidato, a pessoa precisa estar filiada a uma sigla pelo menos um ano antes da data marcada para as eleições.
O relator do texto na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), senador Demóstenes Torres (DEM-GO), afirmou que se baseou em decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sobre o "troca-troca" partidário para fazer algumas ressalvas ao projeto proposto por Aloizio Mercadante (PT-SP).
Segundo o substitutivo aprovado, não será preciso respeitar o prazo de três anos nem acarretará perda de mandato quando a mudança de legenda ocorrer por incorporação ou fusão de partido; criação de novo partido; mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal que torne impossível a convivência partidária.
Aeroportos de Brasília, Vitória e Macapá preocupam governo:
A evolução das obras dos aeroportos de Brasília (DF) --cidade sede da Copa 2014-- Vitória (ES) e Macapá (AP) preocupa o governo, de acordo com o 10º balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).Já o aeroporto de Guarulhos (SP), que no último balanço, apresentado em fevereiro, havia recebido o selo "preocupante", agora está em estado de atenção.
No dia 14 de maio, as obras de revitalização da pista, paralisadas na Justiça, foram retomadas pelo Exército, mas as obras não podem ser integralmente retomadas até conclusão de perícia. A expectativa do governo é concluir o empreendimento até junho de 2011.
Já no aeroporto de Brasília, que estava em situação de atenção no último balanço, o problema é a demora na elaboração do projeto básico das obras de ampliação do terminal de passageiros, previstas para terminarem em abril de 2013. A estimativa do governo é concluir o projeto básico até agosto.
Deputado pede investigação sobre viagens de Dilma:
O deputado federal Raul Jungmann (PPS-PE) pediu nesta quarta-feira 02/06 para que o Ministério Público Eleitoral investigue 26 supostas viagens eleitorais da ex-ministra e atual candidata a presidente pelo PT, Dilma Rousseff, que teriam custado mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos.O pedido foi feito à vice-procuradora geral eleitoral, Sandra Cureau, que nos últimos dias pediu ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que aplique novas multas contra o presidente Lula e a candidata petista por propaganda eleitoral antecipada.
Requião para a Presidência!
O senador Pedro Simon (PMDB) protocolou hoje 02/06 na liderança do partido no Senado a candidatura do ex-governador do Paraná Roberto Requião à Presidência da República. Com o aval de Requião em papel timbrado do PMDB paranaense, Simon enviou cópia do requerimento ao presidente nacional do PMDB da Câmara, Michel Temer (PMDB), comunicando o pleito de candidatura própria.
O lançamento da candidatura por Simon expõe a tendência de uma dissidência no PMDB com relação ao apoio à pré-candidata do PT, Dilma Rousseff. Mais uma vez, o partido irá dividido para uma eleição presidencial. No episódio mais grave, em 1998, a divisão foi tão grande que o PMDB não teve candidato e nem apoiou qualquer nome para a Presidência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário