O Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os Estados com maior percentual de idosos, com 14,9% e 13,5% respectivamente.
Em média, o idoso brasileiro visita o médico 9 vezes por ano; na população geral, o número de consultas cai para cinco. Idosos usam três vezes mais prescrições de medicamentos que os jovens.
Como está a saúde do idoso brasileiro na última década? Como o idoso se comporta no trânsito? Idosos e sexualidade, o que dizer dessa combinação? Qual a fórmula da longevidade? Essas e outras questões serão debatidas durante o XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, que ocorre entre os dias 28 e 31 de julho, no Expominas, em Belo Horizonte (MG).
O evento reunirá mais de 2 mil médicos de diversas áreas especializadas, incluindo pesquisadores, profissionais e gestores de saúde, além de convidados internacionais, com o objetivo de atualizar as informações e criar novas ferramentas que tragam mais soluções para o desenvolvimento dos segmentos da geriatria e da gerontologia.
Entre os assuntos abordados, destaque para:
• Envelhecimento: funcionalidade, participação e sustentabilidade;
• O idoso no trânsito;
• Como fica a sexualidade do idoso na era dos estimulantes sexuais?
• Como envelhece a população da Região Norte: Projeto Idoso da Floresta.
O geriatra e presidente do XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia, Dr. João Senger, destaca a importância da edição 2010 do encontro em Belo Horizonte: “O tema do evento reflete a mensagem que gostaríamos de transmitir. O envelhecimento requer funcionalidade, participação e sustentabilidade. É uma oportunidade valiosa para qualificar a geriatria e a gerontologia brasileiras, referencialmente já reconhecidas, principalmente pelo embasamento científico do corpo técnico que estará presente”.
Serviço:
Evento: XVII Congresso Brasileiro de Geriatria e Gerontologia
Data: 28 a 31 de julho
Local: Expominas Belo Horizonte (MG)
Site oficial com a programação completa: www.cbgg2010.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário