segunda-feira, agosto 02, 2010

Sob controle


 
Dois países do Golfo Árabe anunciaram a proibição de algumas funções do telefone celeular Blackberry, alegando razões de segurança.


Os Emirados Árabes Unidos vão bloquear o envio de e-mails, o acesso à internet e o envio de mensagens instantâneas de um aparelho para o outro.


A Arábia Saudita vai proibir o envio de mensagens instantâneas de um aparelho para o outro.
Os dois países demonstraram irritação por não poder monitorar este tipo de comunicação entre os aparelhos.
Isso ocorre porque as mensagens enviadas de um Blackberry para o outro são automaticamente codificadas e enviadas para servidores fora dos países.


O envio de mensagens será proibido na Arábia Saudita ainda neste mês, enquanto que as proibições entram em vigor nos Emirados Árabes Unidos a partir de outubro.


Abdulrahman Mazi, membro da diretoria da Saudi Telecom - controlada pelo Estado - admitiu que com a proibição, o governo saudita pretende pressionar a proprietária canadense da Blackberry, Reasearch in Motion (RIM), a liberar dados das comunicações entre os usuários, "quando necessário".


O orgão regulador de telecomunicações nos Emirados Árabes Unidos, a TRA, afirmou que a recusa da RIM em cumprir com as leis locais levantou "preocupações judiciais, sociais e nacionais".

Nenhum comentário:

Postar um comentário