Mais de 17 milhões de venezuelanos vão às urnas neste domingo para eleger 165 membros da Assembléia Nacional, unicameral, para a legislatura 2011-2016.
Governo e oposição se prepararam para a disputa antevendo que o futuro político do país dependerá em grande medida dos resultados desta eleição.Embora o pleito seja legislativo, a constante presença do presidente Hugo Chávez na campanha tem levado analistas a ver a disputa como um plebiscito para ratificar ou exigir mudanças no projeto chavista de "socialismo do século 21".
Como a oposição boicotou as eleições de 2005, retirando-se da disputa após apontar falta de transparência por parte das autoridades, nos últimos cinco anos a Assembleia foi dominada pelo partido do presidente.
O bloco antichavista só ganhou uma representação minoritária anos mais tarde, à medida que alguns deputados mudavam de lado.
Ainda assim, o governo tem gozado de uma sólida maioria, que garantiu a aprovação com folga de projetos de leis propostos pelo Executivo.
Na Venezuela, esta legislatura ficou conhecida como rojo-rojito (vermelha-vermelhinha, em tradução livre), uma alusão à cor que identifica o Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), de Chávez.(BBC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário