A estimativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) no Brasil passou de 7,42% para 7,47%, segundo relatório Focus divulgado nesta segunda-feira, 20, pelo Banco Central.
De acordo com o professor de finanças da FGV-EESP (Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas de São Paulo), Samy Dana, o Brasil caminha para aumentar o seu potencial de atração de novos investimentos.
“O Brasil passa por um bom momento econômico, os jogos olímpicos e a Copa do Mundo de Futebol atrairão investimentos. Adicionalmente, a economia brasileira cresce de forma sólida e mais rapidamente do que a economia dos demais países. Se compararmos o Brasil aos integrantes do BRICS (Rússia, China, Índia e África do Sul), pode-se dizer que o Brasil tem um risco político muito baixo e um grande potencial”, ressalta Dana.
Com relação à projeção da Selic, o professor acredita que a taxa subirá 0,5 pp até o fim do ano. “No entanto, penso que esse aumento será dividido em duas altas de 0,25pp, sendo a primeira na próxima reunião do Copom”.
Dana recomenda para aqueles que dispõem de sobra de recursos no seu orçamento investir em títulos do tesouro direto pós-fixados (de preferência a Selic) e contrair o menor montante de dívida possível, uma vez que apesar da tendência de alta reduzida, a nossa taxa de juros é muito elevada quando comparada à de outros países com mesmo grau de desenvolvimento”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário