domingo, novembro 21, 2010

Presidente do Irã diz que mulheres devem se casar entre 16 e 18 anos


Idade mínima para o casamento aumentou de 9 para 16 anos na República Islâmica.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, disse neste domingo (21) que a melhor idade para mulheres se casarem é entre 16 e 18 anos.

Em 2004, o Parlamento iraniano elevou de nove para 15 anos a idade mínima para as mulheres se casarem.
Segundo o jornal Mardomsalari, Ahmadinejad disse que "a melhor idade para casamento é entre 16 e 18 para meninas e entre 19 e 21 para meninos".

Analistas dizem que anúncios como esse podem ser parte dos esforços do governo iraniano para ganhar o apoio de eleitores jovens. O regime fundamentalista religioso que comanda o país desde a Revolução Islâmica de 1979 está desgastado entre a juventude.

As autoridades iranianas têm encorajado o casamento como forma de combater o que chamam da "expansão de imoralidade entre os jovens".

Pouco a pouco, a juventude contesta, ainda que timidamente, a forte repressão do regime islâmico aos costumes cotidianos. O álcool é proibido no país, onde homens e mulheres vivem separados - elas, sempre cobertas com véu.

Ativistas também criticam as leis do que restringem o direito das mulheres ao divórcio e as que as proíbem de trabalhar ou deixar o país sem permissão do marido.(Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário