O principal problema do Sistema Único de Saúde (SUS) é a falta de médicos, conforme dados de pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), nesta quarta-feira. Já em relação aos planos de saúde o maior problema é o preço das mensalidades.
Segundo o instituto, 57,9% dos entrevistados que usaram ou acompanharam parentes em atendimentos médicos no sistema público de saúde nos 12 meses anteriores responderam que a falta de profissionais é o problema mais grave.
Já para 35,9% das pessoas que usam o SUS, a demora no atendimento é a segunda questão mais reclamada da rede pública (32,8% para os que não utilizaram o serviço), seguida pela demora para conseguir uma consulta com especialista com 34,9%.
Os entrevistados que têm ou tiveram um plano de saúde apontaram que os principais problemas são o preço das mensalidades (39,8% das respostas), não ter cobertura para algumas doenças ou procedimentos (35,2%) e o fato de às vezes o plano não aceitar fazer o pagamento do tratamento necessário (21,9%).
O Ipea ouviu 2.773 pessoas de todas as regiões do país entre os dias 3 e 19 de novembro passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário