Não é de hoje que o Facebook domina o cenário de redes sociais no mundo. Mas o Google está disposto a mudar definitivamente esse panorama. No final de junho, a dona do principal site de buscas na internet lançou, ainda em fase de testes, o Google Plus ou Google + (https://plus.google.com).
O surgimento da nova rede social virou fenômeno e acabou fechada aos primeiros usuários, já que o Google comunicou que a capacidade experimental da ferramenta foi excedida nas primeiras horas.
Poucos usuários conseguiram usar o Google + e conferir os novos serviços. Outros internautas que também conseguiram convites foram reencaminhados para uma página aonde se lia: "Já foi convidado? No momento, excedemos nossa capacidade. Tente novamente em breve".
E diferente do Orkut, que é fenômeno apenas no Brasil e na Índia, o novo trunfo da empresa parece ter chamado a atenção de diferentes e mais lucrativos públicos. Segundo a revista norte-americana Forbes até o dono do Facebook, Mark Zuckemberg, já teria seu perfil no Google +.
Novidades
Cinco funções ganham destaque na primeira versão do Google +. ‘Profile’, ‘Circles’, ‘Sparks’, ‘Hangouts’ e ‘Mobile’. Cada ícone tem um objetivo. O ‘Circles’ é uma espécie de separação dos colegas. Por exemplo, é possível interagir especificamente apenas com as pessoas do trabalho ou da escola. Ou seja, uma mensagem pessoal não precisará necessariamente ser compartilhada com o chefe. No Facebook há a opção de criar categorias, mas isso não permite que você escolha quem verá ou não suas postagens.
No seu blog, o Google explica a intenção. "Nem todos os relacionamentos são criados igualmente. Compartilhamos uma coisa com um colega de trabalho, outra com nossos pais e quase nada com nosso chefe. O problema é que os serviços on-line de hoje transformam amizades em fast food, embrulhando todo mundo com a embalagem "amigos". Assim, o compartilhamento torna-se prejudicado", diz a nota.
Já o ‘Hangouts’ seria uma videoconferência com quem e quantas pessoas você quiser. Com este recurso, o usuário escolhe, a hora que quiser, com quais amigos quer falar e quem pode ver seu perfil disponível para um bate-papo, numa clara simetria ao ‘bloquear’ do MSN.
Evolução
Mas, a grande evolução talvez esteja nas funções para dispositivos móveis (Mobile). Há o ‘Huddle’ que é um recurso de SMS que pode ser compartilhado com as páginas dos amigos e também enviado diretamente para o celular de quem quer que seja. E o ‘Instant Upload’, que nada mais é do que compartilhamento de fotos.
De maneira geral, os desenvolvedores do Google + tentaram agregar o que há de melhor no Orkut, Facebook, Google News, Skype, Twitter e MSN. Só resta saber se os usuários terão a mesma opinião dos criadores.
CONCORRÊNCIA
Facebook é o rival a ser batido
É estimado que cerca de US$ 6 bilhões sejam gastos em 2011 apenas com publicidade em redes sociais no mundo inteiro. Desse valor, 66% seriam do Facebook, que neste ano atingiu os 700 milhões de usuários ativos. Em 2010, a rede criada por Mark Zuckemberg conquistou pela primeira vez número maior do que o Google de usuários únicos de Internet, 8,9% a 7,2%.
Enquanto o Facebook deve lançar novas funções nas próximas semanas, como serviço de voz e vídeo integrado com o Skype, o Google + precisa correr para ganhar popularidade.
Em breve, serviços como locação de vídeos pela web ou pagamento de contas on-line vinculadas ao perfil de usuário serão comuns entre as redes sociais e, pelo tamanho da briga, essa realidade não deve demorar a chegar.
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