quinta-feira, junho 28, 2012

Estudo do Ipea mostra que entidades estrangeiras vêem Brasil com menos otimismo

Estudo do Ipea mostra que entidades estrangeiras vêem Brasil com menos otimismo

Menos otimistas em relação ao país, entidades estrangeiras reduzem expectativa de crescimento da economia e vêem queda acentuada na influência internacional do Brasil.


As entidades internacionais perderam o otimismo em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontam que o índice teve uma queda expressiva, com 5 pontos positivos. Anteriormente, foram registrados 14 pontos. A expectativa de mais da metade dos entrevistados é que o crescimento do PIB fique entre 1,6% e 3,5%.

Divulgados quarta-feira (27), os resultados fazem parte da segunda edição do Monitor da Percepção Internacional do Brasil. O estudo ainda destaca que, do total de entrevistados, 41% projetam taxa de inflação acima da meta oficial de 4,5%. Na pesquisa, o indicador aponta 5,5% de inflação para este ano.

O levantamento também mostra que "as políticas de redução das taxas de juros, pelo Banco Central e pelos bancos comerciais públicos, acompanhadas pelos bancos privados, tiveram impacto sobre a percepção dos agentes internacionais sobre o tema". O índice subiu de 14 pontos para 41 pontos, considerando volume ofertado, prazos e taxas de juros.

Os entrevistados demonstraram insegurança em relação à política externa. Quando perguntados sobre a projeção internacional do Brasil, os entrevistados diminuíram a expectativa em 14 pontos, saindo de 49, em março, para 25, em junho. Também houve redução nos indicadores sobre a influência do Brasil em instituições multilaterais e sobre a influência do país na América Latina. Os índices caíram, respectivamente, de 40 para 26 pontos; e de 54 para 40 pontos.

A pesquisa foi feita com 170 entidades estrangeiras, entre os dias 21 de maio e 6 de junho. Resultados acima de 50 pontos são considerados favoráveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário