quarta-feira, outubro 31, 2012

Brasil não deve cumprir meta fiscal de 2012

Brasil não deve cumprir meta fiscal de 2012



O maior superávit primário do setor público do último trimestre neste período foi obtido em 2008


Até setembro, o superávit acumulado é de 75,816 bilhões de reais, ante uma meta integral para o ano de 139,8 bilhões de reais


O Banco Central reconheceu nesta terça-feira pela primeira vez que a meta integral de superávit primário não deve ser cumprida neste ano diante da atividade econômica mais fraca, e agora o governo deve reforçar o discurso de que em 2013 ela será alcançada.


"O Banco Central trabalha com cumprimento da meta (neste ano) considerando a prerrogativa de abatimento da meta", disse a jornalistas o chefe do Departamento Econômico do BC, Túlio Maciel, referindo-se à possibilidade de abater da meta cerca de 25 bilhões de reais de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).


Mesmo esse resultado, no entanto, parece pouco factível. No mês passado, o setor público consolidado --que engloba União, Estados, municípios e empresas estatais-- teve um superávit primário de 1,591 bilhão de reais, o pior resultado mensal em mais de dois anos.


Até setembro, o superávit acumulado é de 75,816 bilhões de reais, ante uma meta integral para o ano de 139,8 bilhões de reais --equivalente a cerca de 3 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
Ainda que faça o abatimento de 25 bilhões de reais permitido, o setor público precisaria realizar um superávit primário de cerca de 39 bilhões de reais no quarto trimestre, montante muito acima do alcançado para o mesmo período desde 2005, quando se inicia a série histórica do Banco Central.(Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário