domingo, março 31, 2013

Eletrobras tem prejuízo recorde, mas ações disparam com dividendos


Eletrobras tem prejuízo recorde, mas ações disparam com dividendos




A Eletrobras viu suas ações dispararem na última quinta-feira (28),após a companhia anunciar que pagará dividendos, mesmo tendo registrado o maior prejuízo trimestral de uma empresa listada em bolsa no Brasil.
A estatal federal também anunciou um plano ambicioso de investimentos e reestruturação, incluindo redução de custos e ganhos de sinergia, para fazer frente ao impacto do programa de renovação antecipada de concessões do setor elétrico que a fez sofrer um prejuízo anual recorde 6,9 bilhões de reais em 2012.
No quarto trimestre, a Eletrobras amargou prejuízo de 10,5 bilhões de reais. Segundo a estatal, as perdas em geração com a renovação somaram 7,34 bilhões de reais, enquanto na transmissão houve perda de 3,1 bilhões. No ano, o Ebitda foi negativo em 6,17 bilhões de reais. Segundo a Eletrobras, não fossem os efeitos atípicos, o Ebitda teria sido positivo em 5,5 bilhões
Mesmo com o prejuízo, a estatal usou a reserva de lucros e o Conselho de Administração decidiu propor pagamento de juros sobre capital próprio de 867,9 milhões de reais.
Os investidores gostaram da notícia, o que fez as ações preferenciais de classe B da companhia dispararem 16,2 por cento, a 12,70 reais.
"Dentro da composição da conta patrimonial, tínhamos reserva de lucro de 18 bilhões de reais. Com os ajustes (pelas perdas com renovação das concessões), caiu para 11 bilhões, mas ainda assim temos reserva de lucro significativa e por isso decidimos pagar dividendos", disse em entrevista o diretor Financeiro e de Relações com Investidores da companhia, Armando Casado.
"Apesar do prejuízo enorme, apesar de todos os problemas, a Eletrobras vai remunerar seus acionistas. Isso é uma razão para a alta do papel", disse à Reuters o especialista em renda variável Rogério oliveira, da Icap Brasil.
Apesar da reação imediata do mercado, relatório do Citi Research manteve recomendação de venda para as ações, citando a expectativa de queda significativa nas receitas de 2013 e o plano de investimentos de 52 bilhões de reais para o período 2013-17, o que devem pressionar o balanço da companhia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário