quarta-feira, março 20, 2013

Reajustes salariais aumentam 95% em 2012

Segundo estudo do Dieese, ano passado foi o mais expressivo em aumentos de salário reais desde 1996. Indústria foi o setor com maior alta.Reajustes salariais aumentam 95% em 2012


O Sistema de Acompanhamento de Salários do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Econômicos (SAS – Dieese) divulgou um estudo, nesta quarta-feira (20), com o índice de aumentos reais de salários na comparação com a evolução do Índice Nacional de Preços ao Consumidor, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (INPC-IBGE).

A pesquisa aponta que, no segundo semestre de 2012, houve 95% de reajuste salarial acima da inflação, fator que posicionou o ano como o melhor desde 1996. Entretanto, cerca de 4% das negociações tiveram reajuste igual ao da inflação, e em 1% das empresas analisadas o reajuste foi inferior ao índice inflacionário. De acordo com a entidade, o aumento real médio foi de 1,96% acima do INPC-IBGE, índice usado como base para as negociações salariais.

Na comparação com os resultados obtidos pelas mesmas unidades analisadas no ano de 2008, houve um crescimento de 16 pontos percentuais. Porém, entre os anos, o avanço não foi uniforme. Em 2010, registrou-se um aumento de sete pontos percentuais na comparação com 2009, já em 2011 houve uma ligeira redução de 0,7 pontos em relação ao ano anterior.

Em se tratando de setores econômicos, a indústria obteve a maior incidência de aumentos reais em 2012, 97,5%. Além disso, este foi o único setor que não apresentou reajustes abaixo da inflação no ano passado. Na sequência aparece o comércio, que avançou 96% no mesmo período. O setor de serviços marcou a terceira posição, com reajuste de 90% em aumentos reais de salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário