Senado terá comissão do futuro
O Senado Federal aprovou nesta semana a criação de mais uma comissão permanente para se juntar às 11 existentes hoje na Casa. Mas ao contrário destas, o assunto que será tratado não é lá muito específico - como meio-ambiente ou infraestrutura -, mas o futuro.
A “Comissão do Senado do Futuro” será composta por onze senadores e deve, segundo o abrangente anúncio oficial, “promover discussões sobre grandes temas e o futuro do país, bem como aprimorar a atuação do Senado nessa questão”.
O colegiado foi criado com uma tramitação de rapidez não usual: o projeto, de relatoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR), foi proposto, gerido e aprovado no plenário em apenas vinte dias.
A proposta é discutir com a sociedade organizada e “renomados especialistas e pensadores” alternativas que contribuam para melhorar instituições brasileiras. Tudo isso “considerando a trajetória futura dessas instituições”.
Dentre os mais de dez temas propostos para o debate estão questões como cidadania,democracia, paradigmas futuros da economia, fronteiras da ciência, exploração do espaço, tecnologias, evolução do Direito, o futuro da arte e recursos naturais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário