Os cinco pedidos do FT para a presidente Dilma
O blog Beyondbrics, publicado pelo jornal britânico, selecionou algumas medidas que poderiam ser tomadas pela presidente para melhorar a credibilidade do país no curto prazo.
O blog Beyondbrics, publicado pelo jornal britânico 'Financial Times', divulgou uma lista, na noite da última terça-feira (25), de passos que a presidente Dilma Rousseff poderia seguir para acalmar os ânimos tanto dos manifestantes como do mercado externo. Entre as "sugestões" do veículo está a redução do número de ministérios e o afastamento de mensaleiros. O governo brasileiro tem sido alvo de fortes críticas do jornal britânico desde que a economia do país começou a dar sinais de desaceleração.
Apesar das sugestões, o FT reconhece que a probabilidade de qualquer um dos pontos ser executado é muito baixa. "O 'x' da questão é que não está entre os interesses políticos da presidente a tomada de decisões radicais. Isso seria o mesmo que admitir que ela é o problema. É por isso que ela se empenhou para incluir o Congresso, governadores e prefeitos no diálogo travado com a nação", diz o FT.
O que o Financial Times "quer" de Dilma
1 - Reduzir, imediatamente, o número de ministros de 40 para 15. Mas a probabilidade de isso acontecer é zero, segundo o jornal. Sobretudo pelo fato de muitos partidos não concordarem em figurar na oposição.
2 - Segundo o Beyondbrics, blog do diário britânico, a presidente deveria oferecer planos coerentes de curto, médio e longo prazos baseados em preceitos econômicos ortodoxos. O jornal também indica que ela reequipe seu gabinete com profissionais que possuam experiência internacional de alto nível no setor privado. A publicação também arrisca dizer que as chances de isso acontecer estão próximas de zero, já que tais medidas podem provocar uma recessão econômica em ano eleitoral.
3 - O jornal afirma ainda que a presidente deveria insistir junto ao PT para que os mensaleiros fossem afastados do Congresso até que os recursos sejam julgados. Também segundo o FT, as chances de tal atitude são quase inexistentes, devido ao fato de Dilma não poder se dar ao luxo de contrariar as lideranças do partido.
4 - O FT aponta que a presidente deveria aderir ao pleito das reformas que acelerem os processos judiciais, para que sejam concluídos em menos de cinco anos. Novamente, o jornal não acredita que isso possa acontecer, devido ao fato de muitos parlamentares terem, justamente, inúmeros processos correndo na Justiça.
5 - Reduzir a burocracia imediatamente por meio da criação de metas seria, segundo o FT, uma forma de avanço. O jornal cita que encurtar o prazo de se abrir uma empresa de 121 dias para 3.
Nenhum comentário:
Postar um comentário