Fisl 14 termina com alerta de Richard Stallman para a exigência de CPF na web
Depois de quatro dias de debates e oficinas, a 14ª edição do Fórum Internacional de Software Livre (Fisl) chega ao fim. O encerramento do evento contou com a quebra de protocolo do fundador do movimento software livre, Richard Stallman.
Um pouco antes da divulgação dos números oficiais, o ativista pegou o microfone e lançou seu protesto contra a exigência excessiva de CPF em compras ou cadastros nos sites brasileiros. “O Brasil aprendeu a conviver com esse tipo de ameaça, mas vocês precisam se organizar contra isso porque abre portas para outros tipos de vigilância”, desafiou. Stalman chegou a citar o próprio processo de inscrição do Fisl que também exigia o número do CPF.
Balanço do evento
De acordo com dados divulgados pelo coordenador geral do evento, Ricardo Fritsch, o Fisl teve a participação de 7217 pessoas de 21 países. O evento, que acontece anualmente em Porto Alegre (RS), teve os gaúchos como maioria dos participantes, seguidos por catarinenses, paulistas e brasilienses. Os uruguaios e norte-americanos lideraram o número de estrangeiros inscritos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário