É o pior desempenho do ano entre os principais índices globais, segundo dados da Reuters.O principal índice da BM&FBovespa, o Ibovespa, encerrou o ano com queda acumulada de 15,5%, ante alta de 7,4% em 2012. É o pior desempenho de 2013 entre os principais índices globais, segundo dados da Reuters. O índice norte-americano Dow Jones caminha para ganho anual de cerca de 26%, e o europeu FTSE 300, para valorização de cerca de 16%.
Ao longo de 2013, a Bovespa apresentou fortes oscilações, provocadas pela volatilidade do mercado internacional diante da expectativa de que o Federal Reserve (o banco central dos Estados Unidos) reduzisse os estímulos à economia americana. Também influenciaram negativamente o Ibovespa as perdas de companhias de peso, como a OGX, a petroleira de Eike Batista, que entrou com pedido de recuperação judicial no final de outubro e mudou de nome para Óleo e Gás; e a Petrobras, pressionada pela defasagem do preço da gasolina.
No último pregão do ano, porém, o Ibovespa teve variação positiva de 0,72%, segundo dados preliminares, chegando a 51.633 pontos. O giro financeiro do pregão foi de 3,2 bilhões de reais. A alta foi puxada pelo avanço das ações preferenciais da Vale em um dia de baixo volume de negociações. Em dezembro, o índice acumulou perda de 1,86%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário