terça-feira, outubro 06, 2015

Previsão da Moody's para queda do PIB aumentou para 3% em 2015

O estresse político e financeiro pelo qual o Brasil tem passado deverá continuando afetando negativamente a qualidade do crédito emitido tanto pelo setor público quanto pelo privado até 2016. Essa é a avaliação da agência de classificação de risco Moody's, em boletim divulgado nesta terça-feira (6).

A deterioração financeira, a turbulência política e o desenrolar da Operação Lava Jato, que investiga um esquema bilionário de desvio e lavagem de dinheiro, levaram o Brasil a registrar aumento de desemprego, queda do consumo e do poder de compra. Segundo a Moody's, esses fatores fizeram com que a agência estimasse uma queda ainda maior do PIB brasileiro: de 3% em 2015 e de 1%, em 2016. Em julho, a agência esperava que o PIB brasileiro tivesse retração de 1,8% neste ano e uma alta de 1% no seguinte.

De acordo com a agência, os riscos também estão aumentando para os bancos, com as taxas de inadimplência começando a subir por conta do aumento do desemprego e dos atrasos de produção, e rentabilidade sob pressão, embora os bancos permaneçam adequadamente capitalizados e devem ser capazes de absorver quaisquer perdas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário