O banco BTG Pactual vai gerir o banco Banif Brasil, segundo informou nesta quinta-feira, 7, o jornal português Econòmico.
De acordo com o periódico, os Conselhos de Administração do Banif e da Oitante, empresa que assumiu parte do banco em Portugal, assinaram acordos com o BTG para formar uma joint venture em que o banco assume num primeiro momento a gestão da instituição e mais tarde poderá comprar os ativos brasileiros do Banif, incluindo o banco de investimentos.
O banco BTG Pactual não quis comentar o assunto. A instituição, há menos de um ano, passou por um período turbulento, com saída de dezenas de bilhões de reais dos fundos e do banco, depois que o ex-controlador, André Esteves, foi preso no âmbito da Operação Lava Jato.
De lá para cá, o BTG vendeu uma série de ativos para fazer caixa e também pagar o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), de quem tomou emprestado cerca de R$ 5,5 bilhões para manter sua liquidez no período de corrida ao banco.
Algumas fontes próximas ao banco se mostraram surpresas com a notícia da joint venture.
O comentário no mercado financeiro foi o de que esse tipo de negócio tem o perfil de André Esteves, que teve que deixar o controle da instituição mas voltou ao banco neste ano depois que teve sua prisão revogada, sem reassumir, no entanto, o cargo de presidente.
Com informações Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário