segunda-feira, maio 19, 2008

Desvirtualização dos Princípios - Por Luciana Lopez e Antonio Almeida


Não é de hoje que o brasileiro acompanha as denúncias de corrupção dentro dos partidos políticos, desta vez o escândalo é nos sindicatos, antes considerados os paladinos da ética e da defesa dos direitos dos trabalhadores.

Os partidos considerados de direita sempre foram tidos como os únicos corruptos dentro do cenário político nacional,mas como bem se pode ver a história não é bem essa. O poder corrompe, deslumbra e cega os pobres mortais e está claro que não é uma legenda ou uma sigla partidária que dá o aval para a decência.

Militantes e deputados do PT com toda a sua pompa e circunstância, atacavam tudo e a todos, tinham um discurso limpo e queriam construir uma imagem ilibada que beirava as raias do delírio. PT,PDT,PMDB, PSDB,DEM,PV e outros tantos quem nem lembro agora, o que se vê é que estão todos enrolados com muita retórica e discurso para inglês ver e na prática o dinheiro público se esvai nos imbróglios das confusas prestações de contas das campanhas eleitorais, das emendas de bancadas,da promiscuidade do sindicalismo brasileiro.

Será que ninguém percebe o enriquecimento desmedido de alguns parlamentares e líderes sindicais ? Ninguém percebe a falta de sintonia entre os seus salários e os seus bens ? Ninguém percebe a arrogância destes ladrões do erário público ? Será ? ou simplesmente não queremos ver, não queremos nos envolver ? É mais fácil vivermos as nossas próprias vidas e deixar que os pobres tomem para si a responsabilidade de fiscalizar as contas públicas ? Se sequer conseguem ter atendimento no posto de saúde das suas cidades, se vivem oprimidos com suas vidas sem sentido, sem direitos, sem direito a auxílio moradia, sem direito a nada...Onde está a fiscalização ? onde estão os deputados que tanto pregam a decência e que não conseguem aprovar nenhum projeto de moralização com reais mecanismos de combate as fraudes ?

É lamentável tudo isso que se vê e que se discute, mas o Brasil e os brasileiros estão muito longe de serem comparados à Finlândia e aos finlandeses que são considerados o país menos corrupto e o povo mais decente do mundo devido ao contínuo processo de transparência das contas públicas, a real transparência!

Nenhum comentário:

Postar um comentário