sábado, fevereiro 14, 2009

A classe média e a crise mundial - Por Luciana Lopez

Apesar da crise financeira mundial ser o prato do dia em quase toda a imprensa nacional e internacional,o mercado interno no Brasil aparentemente parece não estar muito interessado em adiar as suas compras, sobretudo a nova classe média brasileira.

O Distrito Federal é um bom exemplo disso, durante dez dias, oito mil lojas participaram do ‘Liquida DF’, que tem por objetivo aquecer as vendas no período entre o Natal e o Dia das Mães.As lojas entram na campanha e dão descontos de até 60%.O evento está em sua 7ª edição e parece ter fôlego para mais outros tantos anos.

De acordo com o IBGE a situação atípica em tempos de crise é explicada pela estabilidade do funcionalismo público e a ânsia de consumo da classe “C”, que atualmente já representa 50% da população brasileira.A pesquisa aponta que o consumo elevado deve permanecer por mais alguns meses, mesmo com o desaquecimento econômico global.

A Câmara de Dirigentes Lojistas do Distrito Federal(CDLDF), responsável pela campanha estima uma previsão de 5% de aumento nas vendas, o que de certa forma é ainda considerado pequeno, se comparado aos números dos anos anteriores,onde as vendas chegaram a alcançar um crescimento de 15 a 25%.

Especialistas afirmam que o governo deve continuar com as linhas de crédito e as vendas a prazo, para que o mercado interno não deixe de comprar,e assim a economia não sinta tanto os efeitos da crise.O governo terá que gastar mais para garantir que a população continue neste ritmo de consumo tornando o mercado sustentável até o fim da crise.Mas o consumidor está bem atento na hora de fazer as suas compras,muitos têm optado em fazê-las à vista ,desta forma o seu poder de barganha, é uma boa estratégia na hora de pedir descontos.

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