domingo, janeiro 31, 2010

Militares enfrentam mobilização anti-Brasil no Haiti







Em meio ao caos instalado no Haiti, após os terremotos, começa uma mobilização por parte de simpatizantes do ex-presidente Jean-Bertrand Aristide (deposto e 2004) exigindo a saída das tropas brasileiras daquele país.
Os insurgentes vivem a maioria em bairros miseráveis da capital haitiana, Porto Principe, como Cité Soleil e Bel Air, onde Aristide aparece em grafites nos muros ao lado de Bob Marley e Martin Luther King.O ressentimento que alimenta esses haitianos partidários de Aristide insulta os brasileiros especialmente porque as operações de "pacificação" conduzidas pelos militares do Brasil entre 2004 e 2007, desarmaram gangues pró-Aristide após duros combates.

E apontam a presença dos militares brasileiros como fator que dificulta o retorno do ex-presidente. A maioria da população haitiana em Porto Príncipe, no entanto, mantém um sentimento de apreço aos brasileiros. A liderança militar da Minustah por brasileiros, a força de paz da ONU, em geral é bem aceita pelos haitianos.
Mas a resistência existe, especialmente em guetos de favelas e entre o movimento estudantil. A movimentação dos partidários de Jean-Bertrand Aristide é algo acompanhado com cautela pelo comando da Minustah.Com informações da Agência Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário