quarta-feira, janeiro 20, 2010

A Política do Denuncismo em Brasília - Por Luciana Lopez

Se o fundamento da política é a amizade segundo o conceito Aristotélico, o que se esperar de amigos como Durval Barbosa? Como bem já se previa, começa a era do denuncismo na política aqui em Brasília. Ainda estamos absorvendo o escândalo do 'Mensalão do Democratas' e nas rodas de conversas políticas já se sabe do próximo...


  





Logo depois do carnaval já esperamos o Corumbá IV, envolvendo o ex-governador Joaquim Roriz, ontem , mal se falou no nome do Agnelo Queiroz para a disputa do Governo do DF e o nome dele já está vinculado as fitas gravadas pelo Durval Barbosa. Pelas informações que estão 'vazando' das dependências da Polícia Federal é que o Agnelo já sabia da Bomba que iria cair sob as cabeças Democratas...O Durval também gravou o próprio Agnelo assistindo as fitas onde aparecem  o Arruda,o Leonardo Prudente,Brunelli e Cia.








A política no Brasil é uma história de sucessivos fatos trágico-cômicos deploráveis que nos fazem  continuar estagnados  como um país de pessoas de mentes pequenas e atitudes lamentáveis que beiram o  mais puro ridículo.Toda essa pequenez tupiniquim nos limita a ser tão somente um país ,estamos longe, muito longe de nos tornarmos uma nação.O que acaba por nos deixar a milhas e milhas de distância dos países/nações que respeitam a honra do seu povo.

É bem verdade que desde os tempos mais antigos as  pessoas que se detém a  perseguir o poder  pensam em tudo, sobretudo neles e principalmente neles! E menos na população, mas usam o discurso para jogar uma verdadeira cortina de fumaça frente aos olhos do povo oprimido que não entende a sua verdadeira condição de massa de manobra. Políticos são pessoas estranhas no mundo todo, isso é fato!

Mas a política de Brasília... Bem, a política que é feita na capital do país para além de ser igual a todos os outros vexames nacionais no quesito palhaçada, roubalheira e gatunagem, em alguns casos é bem peculiar pelo fato de aqui nós termos sido privilegiados  por um  senso de humor negro, temos um cineasta que grava tudo, filma tudo.Brasília virou a "Guerra dos Mundos" do Orson Welles. O cara que se acha mais esperto que todos os outros espertos de plantão. E eu fico aqui elucubrando... Será que isso é bom?Será que isso é ruim?Até onde esta política/politicagem de agora serve para mudar a cara dos políticos brasileiros?Até onde este delírio dos gabinetes e das reuniões a portas fechadas e feitas à ‘boca pequena’ vai fazer o cenário político mudar, fazer a população desinformada a voltar a acreditar que é possível confiar nos personagens públicos brasileiros.

Os assessores enlouquecidos  ligam uns para os outros  querendo apagar os incêndios que os seus ilustres assessorados se metem, é engraçado para não dizer patético o que vem por aí... É tanta informação desencontrada que já não se pode prever nem mesmo com uma expressiva margem de erro quem poderá ser o próximo governador da capital tupiniquim.Vejamos as nossas sofríveis opções:



 



Com o Arruda fora do páreo nos resta cogitarmos o Joaquim Roriz - um político decadente às voltas com inúmeras denúncias de corrupção, mas que poderá ganhar porque distribui terras públicas para meio mundo e com isso “conquista” o voto do povão.





O Agnelo Queiroz - que virá com o apoio do PDT, mas que terá que se explicar a Polícia Federal porque já tinha conhecimento prévio das fitas do ‘Mensalão do Democratas’.E ainda tem um cabo eleitoral do maior “gabarito” o presidente Lula que pretende subir em seu palanque e pedir votos para o seu “pupilo”.



Magela  - que é a segunda opção do PT, caso Agnelo não se saia bem  com as explicações  que deverá prestar...Eu pessoalmente não gosto muito desta opção...Este talvez seja o mais falso entre os falsos políticos de carteirinha aqui do DF, Ah! Isso sem falar é claro no Rodovalho! Que para mim é a figura com menos expressão política que já vi nos últimos tempos... Dá para acreditar em alguma coisa que essa cara fala? Mas o  Rodo quer ser só  vice , só não sabe de quem ainda ...


E não podemos deixar de considerar o Paulo Octávio, que apesar de ter feito toda uma celeuma em volta de sua suposta saída, ou não da disputa, ainda poderá surpreender, não sei se para governador (talvez não), mas certamente para deputado federal, pelo menos é o que se ouve nas especulações de bastidores.



A Imprensa  é outro lamento, não sei se alguém já se deu ao trabalho de comparar (eu fiz isso ontem) que as capas das revistas de circulação nacional estão sempre iguais, só muda o ângulo das fotos. É uma absoluta falta de criatividade, o que um jornalista escreve os outros copiam... Para onde a Globo vai... Todo mundo vai também, sem nem saber para onde estão indo...É uma falta de compromisso com a opinião pública, com  a formação da opinião pública que me envergonha.O baluarte da moral e o formador de opinião no Brasil é o Alexandre Garcia que só permanece na TV Globo porque tem o aval do Paulo Maluf.Destino cruel esse nosso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário