quarta-feira, março 10, 2010


Lançamento do livro Missão Cruls:
uma trajetória para o futuro
 
Uma contribuição para comemoração dos 50 anos de Brasília, a obra será lançada às 19h do dia 16 de março, no Instituto Histórico e Geográfico do DF, em Brasília (DF).
 

 
A ideia da transferência da capital para o interior do país surgiu no século XV, com o sonho português do Quinto Império, e começa ganhar forma de desejos políticos quando os inconfidentes mineiros indicaram a região de São João Del Rei como um possível local. Em 1892, a primeira Comissão Exploradora do Planalto Central, chefiada pelo astrônomo Luiz Cruls, saiu do Rio de Janeiro para demarcar o território da futura capital e, assim, provar que a região de Brasília poderia “deixar de ser sonho e virar realidade”.
O livro Missão Cruls – uma trajetória para o futuro, patrocinado pela Empresa Brasileira de Correios em parceria com o Centro Cultural dos Correios, conta parte dessa história. Uma contribuição para comemoração dos 50 anos de Brasília, a obra será lançada às 19h do dia 16 de março, no Instituto Histórico e Geográfico do DF, em Brasília (DF).

O livro é uma realização do Instituto Animatógrafo de Comunicação e reflete as experiências e visões de cientistas que participaram do projeto Missão Cruls – Uma Trajetória para o Futuro, em 2003, quando refizeram, 111 anos depois, os caminhos percorridos pela Comissão Exploradora do Planalto Central, em 1892.
Entre 30 de março e 19 de julho, o livro será lançado no Rio de Janeiro (RJ) e em Fortaleza (CE), Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Juiz de Fora (MG) e Salvador (BA).

Conteúdo diversificado

Onze autores contribuíram para a realização da obra. Ronaldo Mourão descreveu a trajetória de Luiz Cruls como astrônomo em suas determinações das posições geográficas do quadrilátero da região da nova capital. O engenheiro Gilberto Pessanha faz considerações sobre o conteúdo cartográfico e geográfico e a inovação tecnológica da expedição. O cineasta Pedro Jorge, contou  como elaborou o projeto Remissão Cruls, em 2003, para reviver a história da passagem da Comissão Exploradora pelo Planalto Central de 1892. José Aleixo, licenciado em Letras Clássicas e Filosofia, descreveu a criação da comissão e comenta a formação da Nova Missão Cruls.

O historiador Jarbas Marques comentou a origem do movimento mudancista pela transferência da capital do Brasil para o Planalto Central - que se inicia com a Conjuração Mineira. Regina Haddad, geóloga, observou as pesquisas geológicas realizadas na região. Fabian Borghetti, biólogo, acompanha o parecer sobre a botânica da região. José Pujol-Luz, biólogo, observou as notícias sobre a fauna (1894) do Distrito Federal. Roberto Dusi, médico sanitarista, avaliou os estudos em busca de um cenário saudável para a Nova Capital. Maria Valéria Duarte, socióloga, faz pesquisas sobre o progresso do centro-oeste e o cineasta Miguel Freire comentou a importância e qualidade dos documentos fotográficos de Henrique Morize, fotógrafo de Cruls.

Local do lançamento:
Instituto Histórico e Geográfico do DF, SEPS 703/903 - Conjunto C - Brasília (DF). CEP: 70.390-039. Contato: (61) 3226.6871

Mais informações e contatos para entrevistas:
Ádila Rozycki ou Michelle Paionk - (61) 3349.6122 
E-mail: animatografopj@yahoo.com.br
Realização e edição:
Instituto Animatógrafo de Comunicação
Apoio
Arquivo Público do Distrito Federal
Universidade de Brasília (UnB)
Centro Cultural de Ciências da Natureza Luiz Cruls
Patrocínio
Centro Cultural dos Correios
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT)/Governo Federal
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário