A campanha “Quem financia a baixaria é contra a cidadania” divulgou na última quinta-feira 06/05 o 17º Ranking da Baixaria na TV. O “Big Brother Brasil 10”, exibido pela TV Globo, foi o programa de TV que mais recebeu denúncias de desrespeito aos direitos humanos. A campanha, realizada desde 2002, é uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias em parceria com entidades da sociedade civil.
Foram 227 denúncias fundamentadas contra o reality show, feitas entre agosto de 2009 e abril de 2010. As reclamações tratavam de desrespeito à dignidade da pessoa humana, apelo sexual, exposição de pessoas ao ridículo e nudez.
O segundo lugar do ranking, com 105 denúncias, ficou com o programa “Pegadinhas picantes”, exibido pelo SBT, seguido pelo “Pânico na TV”, apresentado pela Rede TV. Os programas “Se liga Bocão”, da TV Itapoá - Record, e “Bronca na TV”, do SBT, receberam o quarto e o quinto lugares, respectivamente.
17º Ranking da Baixaria na TV
1 – Big Brother Brasil 10 (Rede Globo), com 227 denúncias fundamentadas sobre assuntos como desrespeito à dignidade humana, apelo sexual, exposição de pessoas ao ridículo e nudez.
2 – Pegadinhas Picantes (SBT), com 105 denúncias fundamentadas sobre assuntos como cenas de nudez, erotismo, humor grotesco e exposição ao ridículo.
3 – Pânico na TV (Rede TV), com 34 denúncias sobre assuntos como excesso de nudez, exposição de pessoas ao ridículo e humor grotesco.
4 – Se Liga Bocão (TV Itapoan – Record), com 14 denúncias sobre assuntos como sensacionalismo, desrespeito à pessoa humana e incitação à violência.
5 – Bronca pesada (TV Jornal – SBT), com 11 denúncias sobre assuntos como sensacionalismo, nudez, violência, conotação sexual, exposição de crianças e palavras de baixo calão.
Total de denúncias fundamentadas – 391
Nenhum comentário:
Postar um comentário