Caros:
Por mais que possa parecer estranho para alguns, venho por este manifestar algumas opiniões e preocupações sobre o momento político pelo qual passamos.
Falando primeiro em boas coisas, podemos ter a certeza de que o Brasil está em um momento ímpar da sua história, não somente pela evolução que constatamos em alguns setores, mas pelas oportunidades que estão sendo abertas. Essa será a década crucial para que o Brasil consolide sua posição em um cenário mundial relativamente combalido pelas últimas crises, mas é fato também que tudo poderá ser posto a perder, caso não tenhamos a consciência do caminho correto a ser trilhado.
É muito fácil constatar que houve um crescimento nas ações e índices sociais, com o que sou partidário, seja pela necessidade de intervenção pelo Estado quando não há um auto-provimento a partir da sociedade, seja também pelo aspecto de que não sou partidário de um Estado apenas gestor. O Estado existe pelo povo e para o povo, por mais que esse conceito possa soar romântico.
Porém, independendo do lado do prisma que se olhe, ao passo que estarmos em um cenário favorável ao nosso país, caminha-se para a falência de todas as instituições. E isso também é de fácil constatação, senão vejamos:
- escândalos envolvendo ministros de estado onde não há qualquer responsabilização;
- um congresso permissivo e envolvido apenas em obter proveito próprio ou para terceiros aliados;
- um judiciário que a cada momento é confrontado com escândalos, venda de sentenças, posições claramente tendenciosas, dentre outras coisas;
- um ministério público que busca a firmação como "poder", deixando de lado várias discussões realmente importantes, sem falar nos casos de corrupção;
- um aparato policial que há muito deixou de atuar como agente da lei, e em algumas esferas com um patente loteamento, com facções que se degladiam e defendem interesses próprios;
- uma completa insegurança quanto às informações e dados privados do cidadão.
Sou um cidadão, leio, acompanho as matérias importantes em discussão, inclusive aquelas resultantes desta total insegurança. Ou seja, se penso, logo existo, e então posso "tomar posição".
Caros, não podemos nos por alheios ao que está acontecendo, aceitando que situações deploráveis como as que nos deparamos nestas últimas duas décadas simplesmente virem poeira. Vejam que a cada momento há uma "piora" do cenário. Alguns falam que há agora um cenário onde se fiscaliza e tantas denúncias aparecem, mas penso que há tão somente uma guerra velada, que busca apenas equilibrar forças, e que encontra como melhor forma estabelecer as denúncias como este fiel da balança.
O problema é que não vi nada disso resultar naquilo que seria o mais óbvio ululante, que é a punição. Está acontecendo justamente o pior cenário, qual seja o do conformismo pela sociedade, que simplesmente assiste e aceita esta impunidade. Isso pode provocar a derrocada de uma sociedade, a partir do momento que utiliza o conformismo como fuga.
Vejam o que acontece com o Rio de Janeiro, que convive hoje abertamente com o tráfico, com a proliferação de favelas, da criminalidade. É normal para um cidadão carioca assistir a um tiroteio na rua, e no momento seguinte agir como se nada houvesse acontecido. Já morei no Rio de Janeiro, e posso afirmar isso categoricamente, por mais que continue lindo.
Onde está a INDIGNAÇÃO ?!?!?!?!
É este sentimento que nos leva a reagir, a "tomar posição"... e se a INDIGNAÇÃO foi posta de lado, o que se tem é justamente a proliferação do que estamos vendo... um mundo onde a corrupção torna-se regra. Estamos transformando a sociedade brasileira num Rio de Janeiro, conformada.
Peço aos cariocas que não tomem por pessoal esta comparação, até porque tenho por princípio respeitar as características de cada lugar, e reconheço que várias pessoas "TOMAM POSIÇÃO, ficam INDIGNADAS, mas não fiquei impassível quando vi tiros sendo trocados na minha frente, quando uma bala perdida (ou várias) tolhem a vida de qualquer um, em qualquer lugar e a qualquer hora. Tem que se tomar alguma providência para que isso não aconteça mais, e se INDIGNAR é um dos primeiros passos.
Neste paralelo, quero continuar me INDIGNANDO quando vejo a corrupção sendo praticada em qualquer assunto, em qualquer lugar e a qualquer hora. Morar em Brasília abre a nossa mente, pois nos confronta com situações cotidianas como essas. Eu prefiro continuar INDIGNADO... Eu prefiro "TOMAR POSIÇÃO" !!!!!
Bem, finalizando, posso então "TOMAR POSIÇÃO". Eu, enquanto cidadão, defendo que a sociedade é soberana, e não pode ser achacada. Nossos filhos estão crescendo num ambiente onde há uma relativização dos valores, dos limites. Para alguns é perfeitamente normal crescer, enriquecer, sobre o alheio. Não se pune, e infelizmente o ser humano é um animal carente de limites, que precisa sentir medo, receio de ser penalizado.
Ontem uma das minhas últimas crenças nas instituições caiu por terra... me deparei com a denúncia envolvendo o Ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, no qual eu ainda acreditava. Porém, depois do que vi, não consigo segurar minha incredulidade e também a desconfiança com tudo e com todos.
O continuismo de um governo que se utiliza de bandeiras sociais para fins meramente eleitoreiros, a exemplo dos progamas em vigor, para mim hoje é o pior dos cenários. Países desenvolvidos, sociedades que consolidaram o sentimento da sua força, tem já sedimentado o valor da alternância. Não se pode dar a zona de conforto, especialmente quando somos bombardeados diariamente com denúncias.
É incrível como os atuais políticos da base do governo (e outros tantos da oposição) passam ilesos por estas situações. Vários pegos com dinheiro na meia, recebendo propinas. Outros que ocupam altos cargos são flagrados em gravações telefônicas oficiais. Dificilmente encontraremos um cidadão comum que não tenha se deparado com qualquer situação como essas.
A intenção deste e-mail não é denunciar, ou listar todos os casos de corrupção que tive conhecimento, ou os nomes de todas as personalidades, públicas ou não, que tenham envolvimento com algum escândalo, corrupção ou outro tipo de atentado contra a sociedade.
Procuro tão somente "TOMAR POSIÇÃO" e pedir a cada um de vocês que faça o mesmo. Não peço também que concordem com o meu voto (declarado abaixo), mas que assumam a responsabilidade sobre suas decisões. Se escolherem este ou aquele candidato, que o façam precipuamente porque acreditam que haverá uma diferença positiva.
O pleito do próximo domingo, e quiçá o do segundo turno, é um dos momentos mais importantes para que a sociedade realmente possa exercer seu poder. A escolha majoritária, seja de um Governador de Estado, seja do Presidente da República, é o ato pelo qual decidimos qual o destino que queremos para o nosso país. A Constituição Federal fala em equilíbrio entre os poderes, mas o chefe do nosso poder executivo tem em suas mãos a caneta que irá decidir a composição e a importância dos outros poderes.
Na minha ótica, a mão que atualmente manipula esta caneta optou, junto com sua trupe, por tomar de assalto todas as instituições. Não vejo mais parlamento, não vejo mais judiciário.
Me deparo todos os dias com candidatos mais inusitados aos cargos proporcionais: TIRIRICA, ROMÁRIO, MULHER PÊRA, MAGUILA, FRANK AGUIAR, LECI BRANDÃO, BATORÉ, RONALDO ÉSPER... dentre outros, somente citando aqueles com reais chances de ganhar. Penso que este será o pior congresso "nunca antes visto na história desse país !!!!".
Eu voto contra o atual Governo. Infelizmente devo confessar que os outros candidatos não me "encantam", mas parafraseando um valoroso candidato a deputado federal, se barramos o continuismo, "pior do que está não fica!!!".
Abraços.
Ary
Comentários
Se a sua INDIGNAÇÃO já é grande em Brasília, aqui em Alagoas, a minha ainda é maior. Com a possibilidade de qualquer um dos três candidatos retornar após o dia 3, como chefe da máquina executiva alagoana. São eles: Fernando Collor de Mello (acho que todos já ouviram falar), Ronaldo Lessa(ex- governador respondendo a vários processos judiciais e desde quita feira voltou a ser ficha limpo(TSE)) e o atual e não menos pior, ou até bem pior em alguns aspectos, Teotônio Vilela Filho que não lembra em nada o menestrel das Alagoas Teotônio Pai..., muito pelo contrário, fez do Estado um aparelhamento pessoal (para comprar suas motocicletas) e partidário semelhante ao Governo do Lula Molusco, mas de quebra conseguiu desagradar todo o serviço público e agradar todos os usineiros, até os de oposição.
Aqui quem vencer esta triste Eleição vencerá vendendo a mãe, os filhos e as próximas gerações, "pois nunca antes na história" das Alagoas, se viu tanto ladrão e tanta corrupção como agora!!! É a campanha mais rica para eles e a mais pobre para o povo. A definição aqui é a seguinte: Pior que tá vai ficar, seja lá quem ganhar!!!!
Vou citar um exemplo: enquanto Heleísa Helena vai fazer campanha no próprio carro e demora horas para fazer sinais, feiras e povoados no interior, os candidados concorrentes como Benedito de Lira e o nosso Renan Calheiros cruzam os céus em seus helicópteros em minutos. Isso é a atual Alagoas. E vai perdurar por muitos e muitos anos...
Meu amigo, se você se decepcionou apenas essa semana com o seu Judiciário, aqui, na Terra dos Marechais, nós já estamos decepcionados a muito tempo e muito tempo. E não apenas com o judiciário, mas com o Ministério Público e com todos os outros poderes, pois visceralmente possuem a corrupção entranhada nos seus corpos volumosos de recursos públicos. Até importaram pilantras de outros Estados para chefiar pastas que aqui são inerentemente corruptas, como é o caso da saúde, e olhe que o pilantra importado é da nossa terra natal.
O mais duro é ver um Estado abençoado por Deus quando falamos em natureza e amaldiçoado pelo DIABO quando falamos de política e políticos, por isso aqui eu criei o seguinte ditado, que acho que vale para todo o país: AQUI TUDO PODE, ATÉ UM MOSQUITO ENGOLIR UM BODE!!!!!!!
Só nos resta ... VOTAR ... esse é o único instrumento(dos esclarecidos) que ainda não nos tiraram(AINDA), pois todos os outros já são corrompidos na criação, na própria natureza que os criaram.
Portanto, meu amigo, acho que vou tomar uma cerveja na praia, antes que eles tomem até a Praia de todos nós.
Fique tranquilo meu querido amigo... se tudo andar como planejado em 2012 o mundo acaba e tudo se resolve...rsrsrsrs
Cidadão Indignado...Sempre
E nos bastidores...
Collor tenta emplacar seu advogado no STJ
DE SÃO PAULO
Candidato a governador de Alagoas, o senador Fernando Collor (PTB-AL) tenta emplacar seu advogado Fábio Ferrario, 46, como ministro do Superior Tribunal de Justiça, reportagem de Bernardo Mello Franco publicada na edição deste sábado da Folha
Segundo o texto, Collor faz lobby pela nomeação do aliado para a vaga do ex-ministro Humberto Gomes de Barros, também alagoano, que se aposentou há mais de dois anos.
O STJ comanda investigações e julga processos contra governadores. Este ano, decretou a prisão de José Roberto Arruda (Distrito Federal) e Pedro Paulo Dias (Amapá), acusados de chefiar esquemas de corrupção.
À Folha Ferrario disse que se julgaria suspeito de votar em processos contra o ex-presidente. O advogado lidera a disputa pela vaga. Ele encabeça lista de seis candidatos que a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) entregou ao STJ há duas semanas. Foi indicado pela seção alagoana da entidade, acusada por adversários de Collor de protegê-lo.
Pedro Campos
Nenhum comentário:
Postar um comentário