sábado, outubro 30, 2010

Mercado europeu de carros novos luta para recuperar as perdas

 
Com o fim do incentivo à renovação de frota, o mercado europeu de carros novos continua em queda como mostra a análise feita pela JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas.

No geral, o desempenho europeu está 3,2% abaixo do índice de 2009 no acumulado do ano. Os números do ano passado foram inflacionados pelos incentivos, tornando difícil um comparativo real com o ano de 2010. A maioria das marcas, modelos e mercados continua no vermelho.

Os principais mercados de venda de novos carros – Reino Unido, França, Alemanha e Itália – anunciaram resultados negativos no mês de setembro na comparação com o mesmo período de 2009. Para a Alemanha a previsão é de que o país venda 1 milhão de carros a menos em relação a setembro do ano passado.
Com a queda nos maiores mercados é natural que os números das 5 maiores marcas europeias – Volkswagen, Ford, Opel/Vauxhall, Renault e Peugeot – também caiam.

A média de retração dessas marcas foi de 9,7% enquanto que os dois modelos mais vendidos, VW Golf e Ford Fiesta, tiveram queda de 28,9% e 22,2%, respectivamente.

David Di Girolamo, diretor da JATO Consult, afirma: “Apesar da difícil comparação ano a ano, o nível de vendas de carros novos nos “5 Maiores” mercados não tem sido bom para o volume global das marcas, que costumam depender deles e terão que procurar outro meios para crescer.”

Desempenho das marcas

Apesar da queda de 19,1% em setembro, a Ford melhorou sua colocação, ficando a frente da Renault no acumulado do ano de 2010.


A Mercedes e BMW consolidaram suas posições e estão entre as 10 maiores marcas, a frente da Toyota nas vendas de setembro.

Desempenho por modelo

O novo Volkswagen Polo continua a resistir à tendência de queda nas vendas e apresentou o único resultado positivo entre os 10 modelos mais vendidos em setembro. Mesmo que as comparações de vendas sejam contra um modelo de geração anterior, seu sucesso é notável e ganha espaço entre seus concorrentes.
A FIAT enfrenta problemas em casa. O modelo Punto, que ficou na 10º posição entre os modelos mais vendidos na Europa, teve queda de 32,8% na Itália e 30,4% no geral.

Tendências Europeias

O número de mercados em recuperação na Europa está crescendo, mas o desempenho do mercado depende da saúde dos “5 Maiores” mercados.

O mês de Setembro foi significativo para a Grã Bretanha, pois há uma mudança de registro bi-anual e é um dos meses de vendas mais importantes no mercado. A queda de 8,9% nas vendas quando comparado a 2009 é reflexo da redução na demanda pós-incentivos.

Em sentido contrário, a maioria dos países do Leste Europeu e Bálticos voltou a crescer apesar dos resultados ruins em 2009, quando estes mercados sofreram com o pior desempenho durante a recessão global.

Nenhum comentário:

Postar um comentário