domingo, março 27, 2011

Ex-presidente americano Jimmy Carter incia viagem a Cuba na segunda



O ex-presidente dos Estados Unidos Jimmy Carter e o ditador de Cuba, Raúl Castro, vão se reunir na próxima segunda-feira. A informação foi confirmada neste sábado pelo Ministério das Relações Exteriores da ilha. Junto com sua mulher Rosalynn, ele deve ficar por três dias no país. A pauta do encontro será a melhora das relações entre Cuba e Estados Unidos, estremecida por conta do embargo comercial imposto pelo governo central de Washington desde 1962.


É a segunda viagem de Carter ao país (a outra foi em 2002). A fundação pró-democracia que leva seu nome informou que ele vai em missão "privada e não-governamental, sob o auspício da organização sem fins lucrativos", mas analistas de política observam que o ex-presidente dos EUA vai interceder pela libertação do americano Alan Gross, condenado pela Justiça cubana a 15 anos sob acusação de subversão.

Jimmy Carter governou os Estados Unidos de 1977 a 1981. Durante sua administração, ele procurou diminuir as tensões diplomáticas com Cuba, comandado na época por Fidel Castro. Após deixar o governo, começou a atuar no ativismo pelos direitos humanos e pela democracia, recebendo o Prêmio Nobel da Paz em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário