domingo, junho 12, 2011

Moradores se unem a bombeiros em apoio a protesto em Copacabana



Integrantes da corporação pedem aumento e anistia aos agentes libertados.
Com milhares de participantes, manifestação já ocupa quatro quarteirões


Milhares de pessoas estão na orla de Copacabana, na Zona Sul do Rio, neste domingo (12), para apoiar a manifestação organizada pelos bombeiros. A multidão já ocupa o correspondente a quatro quarteirões da orla.

"Eles são nossos heróis, tínhamos que estar aqui", diz a dona de casa Hyna Carvalho, acompanhada do marido e da filha. Muitos moradores da orla de Copacabana atenderam aos pedidos dos bombeiros e penduraram bandeiras vermelhas em suas janelas.

"Eu tenho um primo que é bombeiro no Sul do Brasil. Vim representando ele, era minha obrigação. É muita emoção participar de um ato desses", contou a aposentada Zuleide Gomes.

O bombeiro argentino Mathias Montecchia chegou há uma semana no Rio para apoiar os bombeiros durante os últimos protestos. Exibindo seu contracheque, ele conta que ganha 7 mil pesos em seu país. "Eu vim apoiar, não é possível um herói ganhar o que eles ganham. Na Argentina eu ganho muito mais", disse.

A passeata segue em direção ao posto 6 de Copacabana. O grupo protesta por melhores salários e por anistia aos bombeiros que foram presos recentemente e libertados na sexta (10). Os participantes também aproveitaram o evento para agradecer o apoio da população.

Balões vermelhos

A manifestação começou a reunir público por volta das 9h, concentrado em frente ao hotel Copacabana Palace. A marcha teve início depois que representantes dos bombeiros libertados na última sexta-feira e seus familiares soltaram centenas de balões vermelhos na Praia de Copacabana, representando vidas salvas por meio do trabalho na corporação.

Na última sexta, mais de 400 bombeiros foram libertados do quartel de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, e foram recebidos por amigos e familiares na Assembleia Legislativa do Estado do Rio, no Centro da cidade.(G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário