terça-feira, junho 11, 2013

Livro "Mensalão - Diário de um Julgamento", Joaquim Falcão (org.) (Foto: Reprodução/Campus Elsevier)

FGV lança livro com artigos que traduzem julgamento do mensalão


Será lançado nesta quarta-feira (12), no Rio, o livro "Mensalão – Diário de um Julgamento", que reúne artigos produzidos por equipe da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas no Rio de Janeiro. Os textos buscaram traduzir para o público as decisões do julgamento mais longo e complexo já realizado pelo Supremo Tribunal Federal.
Por quase cinco meses, 18 professores e pesquisadores se debruçaram sobre cada uma das 53 sessões do julgamento para explicar, esclarecer e analisar as condenações, absolvições e interpretações da corte sobre os crimes do maior escândalo político da história recente do país.
Desse esforço, resultaram quase 200 textos, publicados no blog Traduzindo o Julgamento do Mensalão, do G1, e nos jornais "O Globo" e "Folha de S.Paulo". Organizado na forma de um diário com as sessões mais importantes do julgamento, o livro traz uma seleção de 143  artigos desse trabalho.
Parte dos textos, reunidos no primeiro capítulo, remete a momentos decisivos anteriores ao início do julgamento, quando sua realização no ano passado ainda era uma incógnita. Outros textos refletem ainda a atenção e as diferentes expectativas da opinião pública sobre o resultado da ação penal e sua influência sobre os ministros, inclusive por força das redes sociais.
A maior parte dos 15 capítulos se concentra nas diferentes fases do processo. Há capítulo específico com artigos que traduzem as decisões preliminares ao caso em si, outro somente para a acusação, e a maior parte para as diferentes fases do julgamento, conforme o fatiamento da ação seguido pelo relator, Joaquim Barbosa, com base na denúncia da Procuradoria Geral da República.





Nenhum comentário:

Postar um comentário