A Ucrania proibiu o ator francês Gérard Depardieu de entrar no país por cinco anos, informou o serviço de segurança do Estado nesta quarta-feira, aparentemente por ter feiro comentários que sugeriam que ele apoiou a anexação da Crimeia pela Rússia no ano passado.
Este mês o ministro ucraniano da Cultura, Ivan Kirilenko, disse que Depardieu estava em uma lista de 117 figuras de destaque mundial nas artes e entretenimento "que se pronunciaram em apoio à violação da integridade territorial e da soberania da Ucrânia".
Depardieu tem aparecido na imprensa por seu comportamento irregular longe das telas, violações da legislação sobre dirigir após consumir álcool e acidentes de moto, bem como críticas aos altos impostos na França.
Em 2013, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, lhe concedeu a cidadania russa. A partir daí ele passou a defender as políticas internacionais da Rússia em entrevistas com meios de comunicação franceses e outros.
A Rússia anexou a Crimeia em março 2014, depois que protestos de rua pró-Europa na Ucrânia levaram à queda do presidente ucraniano, aliado dos russos, e apoia os separatistas no leste do país, em um conflito no qual se estima que mais de 6.500 pessoas morreram.
Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário