quarta-feira, setembro 02, 2015

Copom decide hoje se muda taxa de juros

O Comitê de Política Econômica (Copom) do Banco Central anuncia nesta quarta-feira sua decisão sobre a taxa básica de juros da economia brasileira, a Selic. A maior parte dos analistas acredita em manutenção da taxa, que atualmente é de 14,25%.
Ainda que as apostas sejam de permanência da Selic onde está, já há no mercado quem não descarte uma elevação de 0,25 ponto percentual. A alta do dólar é o centro dessa desconfiança: com a crescente valorização da moeda americana, a pressão inflacionária fica mais acentuada. A elevação dos juros é um dos instrumentos utilizados pelo BC para conter o aumento dos preços.
O dólar já acumula alta de mais de 36% desde o início do ano. Nos últimos dias, a valorização ganhou combustível adicional com o anúncio feito na segunda-feira pelo governo de um orçamento para 2016 com déficit de 30,5 bilhões de reais.
A pressão inflacionária é forte. Na pesquisa Focus, realizada semanalmente pelo Banco Central com instituições financeiras, a expectativa de momento dos analistas é que o IPCA feche 2015 em 9,28%. Esse patamar está bem acima do centro da meta de inflação estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional, atualmente de 4,5% (com tolerância de dois pontos percentuais para mais ou para menos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário