Após subir em três pregões seguidos, o dólar segue em trajetória de alta nesta quarta-feira. Logo no início da sessão, às 9 horas, a moeda americana chegou a bater a marca de 3,73 reais. Por volta das 10 horas, a divisa avançava 0,5%, a 3,70 reais.
O mercado ainda está apreensivo com a situação fiscal do país após o governo enviar ao Congresso o texto do Orçamento de 2016 com a previsão de um déficit de 30,5 bilhões de reais. Os investidores viram na proposta orçamentária um enfraquecimento da posição do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, à frente da condução da política econômica do país - o ministro preferia cortar gastos do que deixar as contas fecharem no vermelho no próximo ano. Os investidores também avaliam que a atitude do governo, de reconhecer a gravidade das dificuldades econômicas, aumentou o risco de o país perder o grau de investimento ainda neste ano.
Os operadores também estão de olho nos efeitos que a desaceleração econômica da China pode desencadear no mundo, sobretudo nos países emergentes. Nesta quarta-feira, a bolsa de Xangai fechou com uma ligeira queda, de 0,2%, a 3.160,17 pontos. Há indícios, no entanto, de que Pequim precisou intervir nos negócios da tarde (no horário local), uma vez que o Xangai Composto, principal índice do país, chegou a despencar 4,7% na abertura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário