terça-feira, maio 06, 2008

Por que o Governo Lula está dando Certo






Por Antonio Almeida




Em artigo publicado na Revista do Brasil deste mês o experiente jornalista Mauro Santayana diverge da opinião de alguns colegas de profissão e de alguns políticos brasileiros que como afirma o presidente Lula não querem que o Brasil der certo. Santayana pontua com sabedoria os motivos do Governo Lula apesar de enfrentar os insurgentes da democracia e os abutres de plantão continua com um bom índice de popularidade.

Por falar em popularidade, segundo a pesquisa CNI-Ibope, em março o Governo atingiu o seu mais alto índice de aprovação desde 2003, quando o primeiro governo se iniciava com o saldo de entusiasmo da vitória eleitoral. Apenas 11 % dos entrevistados o consideraram ruim ou péssimo. O avanço na aprovação foi de 7% nos últimos quatro meses, se comparado com os 51% apurados em dezembro do ano passado, também pelo Ibope.

Segundo Santayana, toda essa aprovação serve para explicar o tom odioso de certas personalidades da oposição, que como se diz no nordeste procuram “ chifre em cabeça de cavalo”. Apesar de toda esta tentativa de desgastar o governo com uma virulência sem precedentes, o desgaste tão desejado praticamente inexiste.

Estatisticamente, de 3 pontos percentuais de 75% em março de 2003 a 72% agora. A leitura lógica é a de que o povo entende suas dificuldades na chefia de um governo heterogêneo e constituído de parlamentares que o pressionam a partir da necessidade de maioria no congresso. Infelizmente, essa é uma das anomalias de nosso sistema constitucional.

Apesar de estarmos longe do razoável, Mauro Santayana afirma que é alentador constatar que mais de 12 milhões de brasileiros saltaram das camadas D e E para a C.
A construção de uma classe média majoritária é o ideal de qualquer sociedade moderna, só sendo míope para não enxergar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário